Menu

Barbara Trzaskos

PESQUISA: DEFORMAÇÃO RÚPTIL E PROCESSOS DIAGENÉTICOS EM RESERVATÓRIOS FRATURADOS – DRD
    O projeto tem como finalidade contribuir para o melhor entendimento das transformações causadas pela deformação rúptil no arcabouço de rochas sedimentares. Além disto, pretende-se determinar as relações entre a deformação e a neoformação de minerais em processos diagenéticos. Desta forma poderá ser determinado o impacto da deformação e da cimentação na modificação do sistema poroso em rochas potenciais reservatórios (arenitos e calcários) em bacias sedimentares.Para atingir os objetivos propostos serão realizadas selecionadas áreas-alvo em bacias sedimentares brasileiras, com prioridade da Bacia do Paraná, em razão de sua proximidade geográfica.
PESQUISA: IMPLANTAÇÃO DA TÉCNICA DE INCLUSÕES FLUIDAS
    Implantar e desenvolver o Método de Inclusões Fluidas no LAMIR/Departamento de Geologia, em função da aquisição de um sistema de microscopia óptica recém adquirido. Na consecução, as metas a serem alcançadas: – Instalar e desenvolver a técnica de Inclusões Fluidas, a partir de equipamentos próprios do LAMIR.
PESQUISA: TECTÔNICA, SEDIMENTAÇÃO E MAGMATISMO NA BACIA DO GUARATUBINHA, PR
    A Bacia do Guaratubinha constitui uma das bacias do estágio de transição da Plataforma Sul-Americana. Sua evolução está compreendida entre o Em comparação com outras bacias do estágio de transição (p.ex. Itajaí, Camaquã, Castro) a Bacia do Guaratubinha é pouco investigada, havendo poucas informações relativas sobre sua origem e evolução. Frente a isso, o presente projeto tem como escopo caracterizar a evolução tectono-sedimentar-magmática da bacia mediante estudo integrado envolvendo análise estrutural, estratigrafia, petrologia e geocronologia. Ediacarano e o Cambriano, sendo preenchida por rochas sedimentares imaturas, vulcânicas e vulcanoclásticas. A sedimentação associada ao vulcanismo ácido a intermediário, as bordas limitadas por falha e sua geometria romboédrica em mapa indicam que falhas influenciaram sua evolução, controlando o arcabouço estrutural, a sedimentação e o magmatismo.

©2024 - Universidade Federal do Paraná - Geologia

Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 210 - Jardim das Américas - Curitiba (PR), Brasil
Secretaria: E-mail: dpgeologia@ufpr.br / Fone: +55(41) 3361-3386
Coordenação: E-mail: ccgeologia@ufpr.br / Fone: +55(41) 3361-3642

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR