Menu

Tutorial e orientações para obtenção de estágios

(tutorial foi baseado no “Regulamento de Estágio do Curso de Geologia-UFPR”, disponível nesta página)

  1. DEFINIÇÃO de Estágio: “é conceituado como elemento curricular de caráter formador e como um ato educativo supervisionado previsto para o Curso de Geologia, deve estar em consonância com a definição do perfil do profissional egresso, bem como com os objetivos para a sua formação propostos no Projeto Pedagógico do Curso (Lei Federal 11.788/08)”.
  2. O OBJETIVO de estágio – “O objetivo das duas modalidades de estágio (Obrigatório e Não Obrigatório) viabilizar ao aluno o aprimoramento técnico-científico na formação profissional de Geologia, mediante a análise e a solução de problemas concretos em condições reais de trabalho de campo, escritório e/ou laboratório, por intermédio de situações relacionadas a natureza e especificidade do curso e da aplicação dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos nas diversas disciplinas previstas no Projeto Pedagógico do Curso. (Art. 3º. Do Regulamento de Estágio do Curso de Geologia-UFPR; 1º da lei Federal 11.788/08 e resolução 46/10 do CEPE). Parágrafo único: os estágios poderão ser parcialmente remotos, dentro da especificidade de cada empresa e atividades de estágio”.
  3. Comissão Orientadora de Estágios (COE) do curso de Geologia: Professores Dr. rer. nat. Germán Vinueza e Dr. Elvo Fassbinder.
  1. ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO (ENO)
    1. OBTER UM ESTÁGIO numa empresa de Geologia ou correlatas, laboratório de Geologia ou órgão de governo ou empresas de economia mista federais, estaduais ou municipais.
      • Empresas: de Geologia, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Florestal, EMPRAPA, Instituto de Águas e Terras (SANEPAR), FUGRO, etc), ou laboratórios da UFPR (LAMIR-Laboratório de Análises de Minerais e Rochas, LPH-Laboratório de Pesquisas Hidrogeológicas, LABAP-Laboratório de Análise de Bacias e Petrofísica, LPGA-Laboratório de Pesquisas em Geofísica Aplicada, LACTEC, etc).
      • Divulgação: por colegas; e-mails da Coordenação de Curso, portais de centrais de estágio: COAFE-Unidade de Estágios (http://www.prograd.ufpr.br/portal/coafe/ue/); CIEE – Centro de Integração Empresa Escola do Paraná; IEL – Instituto Euvaldo Lodi do Paraná; SEAP – Secretaria de Estado da Administração e da Previdência, IAT – Instituto de Águas e Terras; Superintendência Regional da Polícia Federal no Paraná, Museu Paranaense – Setor de Arqueologia etc.
    2. Obter o aceite de um(a) professor(a) Orientador(a), que deverá ser do Departamento de Geologia.
    3. Redigir um Termo de Compromisso (TC), opção ENO:
      • usar formulário da COAFE (Pró-Reitoria de Graduação da UFPR: http://200.17.193.102/tela_estagio_formularios/respostas/resp_1.php),
      • empresas intermediadoras de estágios possuem formulários próprios, como CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), SEAP (Secretaria da Administração e da Previdência do Estado do Paraná), Instituto Euvaldo Lodi do Paraná, e, para as quais o(a) discente deverá solicitar a geração do Termo de Compromisso (TC) em pdf.
      • A descrição das atividades de estágio será um guia de desenvolvimento do estágio, portanto, deverá ser bem redigido, de comum acordo entre Discente, Supervisor(a) de Estágio e Orientador(a). TC com as atividades excessivamente sumarizadas não serão aceitas pela COE.
      • O TC deverá conter o número da apólice de seguros, valor da remuneração (por mês ou hora de estágio e vale transporte.
      • colher as assinaturas do supervisor de estágio, representante da empresa, estagiário e orientador da UFPR (a quantidade de assinaturas poderá variar de formulário para formulário).
      • Não será necessário colher a assinatura do(a) coordenador(a) do curso de Geologia, que será feita numa etapa posterior do processo de tramitação.
    4. CARGA HORÁRIA diária e semanal de estágio não poderá ultrapassar 6 horas diárias e 30 horas semanais em períodos letivos e, em períodos de férias, poderá ser de até 8 horas diárias e 40 semanais;
    5. Na redação do TC, para definição da data de início do estágio, prever, além dos dias requeridos pelo Estagiário e RH da Concedente para preparação da documentação e coleta de assinaturas, mais 10 dias corridos necessários para tramitação do estágio dentro da UFPR;
    6. Gerar uma “Declaração de Experiência” nos casos em que o(a) Supervisor(a) de Estágio não for Geológo(a) ou Engenheiro(a) de Minas:
    7. Preencher a FICHA DE GRADE HORARIA (Anexo 2). (Anexo 2 em formato docx).
      1. Preencher na tabela com os horários das disciplinas e atividades formativas (Iniciação Cientifica, PET, Pangea, Monitoria, etc.) e ESTÁGIO que serão desenvolvidos;
      2. A soma das cargas horárias (Total Geral) não poderá ultrapassar a 44 horas (8 horas de 2ª a 6ª feira e 4 horas no sábado;
      3. A soma da carga-horária de estágio deverá seguir o artigo 18 do “Regulamento de Estágio do Curso de Geologia-UFPR”, disponível nesta página. Exceções deverão ser discutidas e aprovados(as) pelo(a) Coordenador(a) de Curso.
    8. ENVIAR PARA A COE, por email (estagiogeologia@ufpr.br): Termo de Compromisso (TC), Grade Horária e, quando for o caso, Declaração de Experiência, em pdfs separados, com boa qualidade de escanerização, para iniciar o processo de homologação.
    9. TRAMITAÇÃO DO ESTÁGIO: Após análise da COE e, estando tudo OK, a solicitação de estágio será encaminhada para a coordenação de curso, que após abrir um processo administrativo SEI, receberá a assinatura do(a) coordenador(a) de curso e, a seguir, o processo será tramitado para a COAFE (Coordenação de Atividades Formativas e Estágios – Unidade de Estágios, Pró-reitora de Graduação) para homologação;
      • Uma vez homologado o estágio pela COAFE, que emitirá um despacho de deferimento pelo SEI, será enviado ao discente um e-mail pela Secretaria da Coordenação de Curso, com cópia para a COE, comunicando a homologação, com despacho em anexo.
      • Este documento de homologação deverá ser encaminhado pelo Estagiário(a) à empresa cedente do estágio (ou a empresa de intermediação de estágio, quando for o caso) e, a seguir, iniciar o estágio.
      • Nunca, ou hipótese nenhuma, iniciar um estágio antes da posse do documento de homologação e ritos burocráticos exigidos por nossa instituição, descritos no Regulamento de Estágio do Curso de Geologia-UFPR e no Manual de Estágios da UFPR, disponível em http://www.prograd.ufpr.br/portal/coafe/ue/
    10. RELATÓRIO PARCIAL DE ATIVIDADES: Após 6 meses de estágio, encaminhar a COE um relatório parcial de estágio, formulário disponível em http://200.17.193.102/tela_estagio_formularios/formularios/form_relatorio_estagio.php.
    11. DURAÇÃO DO ESTÁGIO: Os estágios têm vigência por 1 ano, podendo ser renovados por mais um 1 ano, através de um termo aditivo:
    12. Após um ano de estágio, o(a) discente fará jus a um período de férias de 30 dias, que poderá ser dividido em períodos menores, quando discriminado no Termo de Compromisso.
    13. ESTÁGIO EM PERIODOS DE PROVAS: Em períodos de avaliações no curso de Geologia, a carga-horária de estágio poderár ser reduzidas para a metade, desde que acordadas no contrato (TC).
    14. RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO: No final do estágio, o(a) estagiário(a) deverá enviar para a COE:
    15. CERTIFICAÇÃO: Caberá certificação de ENO (Estágio Não Obrigatório) para o(a) estagiário(a) e orientador(a), a ser emitido pela COAFE.
      • poderá ser utilizado para a certificação de “Atividades Formativas” curriculares e currículo vitae.
    16. RESCISÃO DE CONTRATO – nas situações em que o contrato for interrompido antes do previsto no termo de compromisso, enviar para a COE:
    17. Seguir as orientações do “Regulamento de Estágio do Curso de Geologia-UFPR” (disponível aqui) e do Manual de Estágios da UFPR (http://www.prograd.ufpr.br/portal/coafe/wp-content/uploads/sites/15/2019/08/Manual-de-Estágios-Versão-Final.pdf)
    18. Após ler este tutorial e orientações e restando dúvidas, entrar em contato com a Comissão Orientadora de Estágios (COE) do curso de Geologia.
  1. ESTÁGIO OBRIGATÓRIO (EOB) – Disciplina GC053-Estágio Supervisionado
    1. Definição: A Disciplina GC053-Estágio Supervisionado (também denominada de Estágio Obrigatório – EOB), constitui-se numa disciplina obrigatória, regime presencial, com carga horárias de 135h e, no máximo, com 150h. preferencialmente a partir do 5º período de curso.
    2. FAZER A MATRÍCULA na disciplina GC053-Estágio Supervisionado no período determinado pelo calendário escolar.
    3. Todas as informações constantes na FICHA DOIS da disciplina estarão disponíveis para consulta, através do SIGA-UFPR (https://siga.ufpr.br/portal/), e serão enviadas para os discentes da turma.
    4. OBTER UM ESTÁGIO Ver item 1 do ENO
    5. Obter o aceite um(a) professor(a) Orientador(a)Ver item 2 do ENO
    6. Redigir um Termo de Compromisso (TC), opção EOB: ver item 3 do ENO
    7. CARGA HORÁRIA – ver item 4 do ENO
    8. Na redação do TC prever 10 dias corridos para tramitação do estágio dentro da UFPR, antes do início do estágio, idêntico ao ENO;
    9. Gerar uma “Declaração de Experiência” – Ver item 6 do ENO
    10. Redigir um PLANO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO – DEGEOL (Anexo 1) (Anexo 1 em formato docx), com detalhamento das atividades, devidamente assinado, de comum acordo entre Estagiário(a), Supervisor(a) de estágio (da empresa concedente) e Orientador(a) da Geologia-UFPR, que balizará a correção do Relatório Final (Anexos 3,4 e 5).
    11. Preencher a FICHA DE GRADE HORARIA(Anexo 2). (Anexo 2 em formato docx) ver item 7 do ENO
    12. ENVIAR PARA A COE, por email (estagiogeologia@ufpr.br): Termo de Compromisso (TC), Plano de Atividades Detalhadas, Grade Horária e, se for o caso, Declaração de Experiência, em pdfs separados, com boa qualidade de escanerização, para iniciar o processo de homologação.
    13. TRAMITAÇÃO DO ESTÁGIOver item 9 do ENO
    14. Nos casos em que o(a) discente estiver desenvolvendo um ENO, poderá transformar o Termo de Compromisso em EOB, elaborando um TERMO ADITIVO (formulário COAFE: http://200.17.193.102/tela_estagio_formularios/formularios/form_termo_aditivo.php), que será transformado automaticamente em ENO, no final do estágio obrigatório.
      • Nos casos em que o ENO vencer durante a vigência do EOB, estender o prazo no termo aditivo.
    15. Será redigido um RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO – DEGEOL, no encerramento do Estágio Obrigatório, cuja entrega é imprescindível para que os membros da COE possam validar e lançar a nota do relatório no sistema de Notas e Frequência e conceder o crédito para integralização curricular do(a) discente.
      • A data limite de entrega do relatório final de estágio obrigatório à COE será 5 dias úteis após o encerramento do EOB e, no máximo no último dia letivo do semestre em curso, até as 23h59”.
    16. A ESTRUTURA DO RELATÓRIO FINAL (modelo DEGEOL) e PESOS ponderados de avaliação, estão discriminados no anexo 3, constando de Elementos Pré-Textuais, Textuais e Pós-textuais. No anexo 4 foram relacionadas SUGESTÕES DE REDAÇÃO, que serão utilizadas na correção do mesmo.
    17. Para compor a avaliação do(a) discente, redigir uma “AVALIAÇÃO CRÍTICA” sobre o estágio, em pdf em separado, ao qual a empresa não terá acesso, assinado pelo estagiário (Anexo 5).
    18. Nos casos em que o EOB irá encerrar o estágio, não ocorrendo nova alteração automática para ENO, deverá ser preenchido o “Relatório de Estágio” final pelo estagiário, solicitado pela COAFE para dar baixa no estágio (formulário disponível em http://200.17.193.102/tela_estagio_formularios/formularios/form_relatorio_estagio.php
    19. ENVIAR PARA A COE, por Email (estagiogeologia@ufpr.br): Relatório Final de Estágio Obrigatório – DEGEOL (com base nos anexos 3, 4 e 6), Ficha de Avaliação de Estágio do supervisor de estágio inserida no final do relatório e Avaliação Crítica (anexo 5), esta última em pdf separado.
      • quando ocorrer a transformação em Estágio Não Obrigatório por Termo Aditivo, não será necessário enviar o Relatório de Estágio final, apenas no final da prorrogação do ENO.
    20. REMUNERAÇÃO: EOB em unidades da Universidade Federal do Paraná, Órgãos do Governo Federal, Estadual, Municipal e Economia Mista, não irão remunerar o Estágio Obrigatório nem fornecer vale transporte (VT). Empresas privadas poderão optar pela remuneração e fornecimento de VT.
    21. Seguir as orientações do “Regulamento de Estágio do Curso de Geologia-UFPR” (disponível aqui) e do Manual de Estágios da UFPR (http://www.prograd.ufpr.br/portal/coafe/wp-content/uploads/sites/15/2019/08/Manual-de-Estágios-Versão-Final.pdf)
    22. Após ler este tutorial e orientações e restando dúvidas, entrar em contato com a Comissão Orientadora de Estágios (COE) do curso de Geologia.
  1. DOCUMENTOS IMPORTANTES:
  1. ANEXOS
    1. Anexo 1
    2. Anexo 1 em formato docx
    3. Anexo 2
    4. Anexo 2 em formato docx
    5. Anexo 3
    6. Anexo 4
    7. Anexo 5
    8. Anexo 6
    9. Regulamento de Estágio do Curso de Geologia-UFPR

©2023 - Universidade Federal do Paraná - Geologia

Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 210 - Jardim das Américas - Curitiba (PR), Brasil
Secretaria: E-mail: degeol@ufpr.br / Fone: +55(41) 3361-3386
Coordenação: E-mail: ccgeologia@ufpr.br / Fone: +55(41) 3361-3642

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR