Menu

Alberto Pio Fiori

PESQUISADOR ALBERTO PIO FIORI
    Atualmente, está em desenvolvimento o projeto: Dinâmica ambiental da evolução da Serra do Mar no Estado de São Paulo, com financiamento do CNPq e Fundação Araucária (Projeto Sul de Pós-Graduação), este com maior ênfase a estudos de estabilidade de taludes. O primeiro mestrado desse projeto, defendido no início de abril (02/04/02) tem por título: Levantamento de áreas de risco a partir da dinâmica geoambiental das encostas da Serra do Mar no Paraná. O projeto Dinâmica de Encostas Litorâneas do Paraná e Implicações em Obras de Engenharia foi aprovado dentro do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência   Pronex, com apoio da Fundação Araucária (Protocolo 4948) e anuência do CNPq. Com início no mês de março de 2004, terá a duração de três anos e conta com recursos da ordem de R$277.350,00 para atividades de campo, laboratório, participação em congressos e compra de equipamentos. Participam da equipe de trabalho 13 professores pesquisadores e 9 estudantes de pós-graduação, todos bolsistas da Capes ou CNPq, sendo 7 em nível de mestrado e 2 de doutorado. A Coordenação do projeto estará a cargo do Prof. Dr. Alberto Pio Fiori, do Departamento de Geologia.
PESQUISA: SISTEMA DE IDENTIFICAÇÃO E MONITORAMENTO DE ÁREAS DE RISCO – SIMAR
    A proposta tem como objetivo a elaboração de um Sistema de Identificação e Monitoramento de Áreas de Risco tais como escorregamentos, processos erosivos e enchentes, de modo a permitir não só uma rápida visualização, como uma constante atualização de áreas sujeitas à riscos em função de diversos parâmetros intervenientes e, especialmente, de índices pluviométricos.  O sistema contempla a organização, sistematização e armazenamento de informações geológicas, geomorfológicas, geotectônicas, pedológicas, pluviométricas, dados cartográficos, uso e ocupação do solo, fitogeografia, imagens de satélite e cadastramento de escorregamentos antigos e recentes, cuja integração leva à elaboração de mapas dinâmicos de vulnerabilidade e riscos ambientais. O sistema é composto por uma Caderneta de Campo Digital, que possibilita a transmissão de dados a um servidor central via conexão por internet, por um Banco de Dados para armazenamento e integração de todas as informações e por um Webmapa personalizado, para a visualização das informações e operações de consulta, edição, análise e construção automatizada de mapas.
PESQUISA: ANÁLISE MULTITEMPORAL, NEOTECTÔNICA E RISCOS GEOLÓGICOS
    O objetivo deste projeto é a análise da dinâmica dos processos atuantes nas bacias hidrográficas tais como erosão, estabilidade de taludes e enchentes. Atualmente estão em andamento três teses de doutorado e uma de mestrado no tema, envolvendo bacias hidrográficas na região metropolitana de Curitiba e em Pato Branco.

©2024 - Universidade Federal do Paraná - Geologia

Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 210 - Jardim das Américas - Curitiba (PR), Brasil
Secretaria: E-mail: dpgeologia@ufpr.br / Fone: +55(41) 3361-3386
Coordenação: E-mail: ccgeologia@ufpr.br / Fone: +55(41) 3361-3642

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR