LABORATÓRIO DE ESTUDOS SEDIMENTOLÓGICOS E PETROLOGIA SEDIMENTAR – LABESED

O Laboratório de Estudos Sedimentológicos e Petrologia Sedimentar (LabESed) se localiza no Centro Politécnico, atrás do Bloco V. O LabESed  atende às atividades didáticas das disciplinas Petrologia Sedimentar (Curso de Geologia) e Pedologia (Curso de Geografia). No LabESed são realizados trabalhos de pesquisa de estudantes de graduação e pós-graduação em Geologia e são desenvolvidas atividades de ensino e pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Geografia e do Departamento de Arqueologia. São realizados estudos de depósitos sedimentares, de evolução e dinâmica costeira, prospecção de recursos minerais, materiais de construção, planejamento de ocupação territorial, assoreamento de reservatórios e recuperação de áreas degradadas. O LabESed atua também na caracterização de parâmetros texturais e mineralógicos de rochas sedimentares e reservatórios (petróleo, gás, água subterrânea). São prestados serviços à comunidade tais como ensaios de caracterização de sedimentos e rochas sedimentares.

Infraestrutura: um separador magnético Frantz, um forno mufla, dois vibradores de amostra tipo Ro-Tap, três estufas (40°C, 60°C, 90°C), uma capela de exaustão, três quarteadores de amostras e vidraria.

Coordenador: Prof. Carlos Conforti Ferreira Guedes
e-mail: ccfguedes@gmail.com