LABORATÓRIO DE ESTUDOS COSTEIROS – LECOST

O Laboratório de Estudos Costeiros (LECOST) do Departamento de Geologia da UFPR se localiza no piso inferior do Bloco VI do Centro Politécnico. No LECOST  são desenvolvidas pesquisas por alunos de graduação, pós-graduação e pesquisadores do Departamento de Geologia em temas ligados à morfologia, evolução e dinâmica dos ambientes costeiros, com o objetivo de prever o seu comportamento futuro. Também são estudadas as interferências entre dinâmica natural e as atividades humanas em áreas costeiras. São avaliados os impactos e riscos para subsidiar o planejamento e gestão de áreas costeiras. Pesquisas desenvolvidas nos últimos 20 anos permitem aos pesquisadores que atuam no LECOST propor soluções para diversos problemas costeiros tais como: Erosão costeira – Avaliação de impactos ambientais em zonas costeiras, conflitos de ocupação e uso do solo em áreas costeiras e conflitos legais em áreas costeiras.

Infraestrutura: um vibrotestemunhador completo com tubos de alumínio de seis metros; trado Eijkelkamp com 10 barras de um metro; uma centrífuga digital de bancada capacidade de 4 tubos de 100 ml; um microscópio petrográfico Nikon com câmera digital; um sonar de varredura lateral com dois feixes de 340 e 670 kHz marca DeepVision, um Sistema GPS para Levantamentos Cinemáticos em Tempo Real (RTK) estáticos e cinemáticos pós-processados, comunicação sem cabos (Bluetooth) composto por receptores GPS/GNSS da STONEX, modelo GNSS S8 Plus; um nível de precisão Leika com réguas de alumínio de cinco metros e trenas; uma bússola Brunton e uma bússola Clar; uma máquina fotográfica Nikon; três laptops e seis computadores.

Coordenadora: Prof.ª Maria Cristina de Souza
e-mail: cristinasouza2527@gmail.com