No Curso de Geologia da UFPR, professores e estudantes realizam as seguintes atividades de Extensão:
Programa de Educação Tutorial da Geologia (PET-Geologia)
O PET Geologia realiza atividades em escolas das redes municipal e estadual de ensino. São apresentados aos estudantes do ensino fundamental conteúdos geológicos, são discutidas questões relacionadas à formação e evolução do Planeta Terra, à preservação do meio ambiente e ao aproveitamento consciente dos recursos naturais. Amostras de rochas, minerais e fósseis são apresentadas aos estudantes.
Exposições de minerais, rochas e fósseis também são feitas em espaços comerciais da cidade de Curitiba, onde a visitação do público é grande.
O Grupo PET Geologia da UFPR também desenvolve atividades de extensão em locais de potencial turÃstico, e que tenham elementos geológicos de interesse. Um exemplo é a ocorrência de rochas vulcânicas de 600 milhões de anos sobre as quais se formaram cachoeiras, nas adjacências da cidade São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Neste local, o Grupo PET Geologia da UFPR instalou quadros informativos sobre os tipos de rochas presentes no local e suas idades. Atual Coordenador: Prof. Fábio Braz Machado. Equipe: estudantes de graduação.
https://petgeoufpr.wixsite.com/petgeologia/integrantes
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Centro de Apoio CientÃfico em Desastres (CENACID)
O CENACID fornece apoio cientÃfico a comunidades atingidas por desastres, orientando os órgãos de governo nas esferas federal, estadual e municipal no enfrentamento destes eventos. O centro envia equipes a campo que avaliam a situação e provém informações técnicas e cientÃficas que auxiliam as entidades responsáveis na tomada de decisões nestas situações. A cada missão, além das informações compartilhadas in loco nos locais afetados, é produzido um relatório técnico/ cientÃfico que é entregue aos órgãos competentes e que apresenta dados coletados e as interpretações dos cientistas participantes no centro. Os eventos são caracterizados como enfoque multidisciplinar, com auxÃlio de cientistas de diversas universidades e das mais variadas áreas de atuação. Atual Coordenador: Prof. Renato Eugênio de Lima. Participantes Ativos. Professores: Leonardo Cury; Luiz Eduardo Mantovani (aposentado). Pós-graduanda: Barbara Iatzaki. Graduandos: Bruno Eifler Greinert e Paola Andrea Jaeger dos Santos.
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Paleontologia: o que os fósseis têm para nos contar?  Â
Este projeto visa a aprimorar o conhecimento do público alvo sobre os fósseis e despertar o interesse para a área da Paleontologia. Tem como objetivos especÃficos: Oportunizar visitas orientadas de estudantes de escolas ao Laboratório de Paleontologia (LABPALEO) da UFPR. Realizar visitas à s escolas de Educação Básica, por meio de palestras e atividades guiadas. Produzir material didático (material de divulgação, jogos, maquetes) relacionado à Paleontologia para utilização na Educação Básica. Ofertar cursos, oficinas e palestras para docentes, articuladores e pedagogos, que atuam em unidades escolares da Educação Básica em Curitiba e região metropolitana.
Realização: Professores Cristina Silveira Vega e Robson Tadeu Bolzon, estudantes da graduação e da pós-graduação em geologia e ciências biológicas.
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Projeto Geologia-a-dia
Este projeto visa a mostrar a importância dos materiais minerais no nosso cotidiano, conscientizando a sociedade sobre o uso racional dos mesmos e a importância da mineração como fonte de extração e beneficiamento desses materiais, dentro de um contexto ambientalmente correto e sustentável.
Realização: Professoras Ariadne Borgo e Cristina Valle Pinto-Coelho, estudantes de graduação e pós-graduação.
Oficina de Geologia para Professores
Oficina de atualização de conceitos básicos de geologia para professores da rede municipal de educação de Curitiba. Nestas atividades são ministradas aulas teóricas e práticas. Não aulas práticas os professores da rede municipal trabalham na identificação de minerais e rochas.
Realização: Professores e Renato Eugênio de Lima, Camila de Vasconcelos Muller Athayde, Robson Tadeu Bolzon, Fernando Mancini.
Geosurf
O Projeto Geosurf divulga o conhecimento geocientÃfico a partir do surf. São apresentados conceitos de Geologia Costeira e Geomorfologia e relação da dinâmica costeira com a formação de ondas. A importância da preservação de restingas também é discutida com os estudantes. As ações foram realizadas com crianças do ensino fundamental do MunicÃpio de Matinhos, litoral do Paraná, em parceria a prefeitura de Matinhos no âmbito do projeto “Ondas do Saber – Surf na Escolaâ€.
Realização: Professora Maria Cristina de Souza, estudantes de graduação e pós-graduação da Geologia, da QuÃmica e da Biologia
Centro de Apoio CientÃfico em Desastres (CENACID)
O centro fornece apoio cientÃfico a comunidades atingidas por desastres naturais, orientando os órgãos de governo nas esferas federal, estadual e municipal no enfrentamento destes eventos. O centro envia equipes a campo que avaliam a situação e provém informações técnicas e cientÃficas que auxiliam as entidades responsáveis na tomada de decisões nestas situações. A cada missão, além das informações compartilhadas in loco nos locais afetados, é produzido um relatório técnico/ cientÃfico para os órgãos competentes. Os eventos são caracterizados como enfoque multidisciplinar, com auxÃlio de cientistas de diversas universidades e das mais variadas áreas de atuação.
Realização: Professores Renato Eugênio de Lima, Luis Gustavo de Castro, Leonardo Fadel Cury. (https://cenacid.ufpr.br/portal/)
Conversas sobre Geologia com a sociedade
Durante os trabalhos de campo realizados durante a disciplina de Mapeamento Geológico, professores e estudantes do Curso de Geologia visitam escolas da rede pública para conversar com a sociedade. Nestas visitas, são tratados de temas como a Geologia da região estudada, recursos naturais e soberania nacional, o que é a universidade, formas de ingresso na UFPR e polÃticas de apoio aos estudantes da UFPR.
Realização: Professores Carlos Eduardo de Mesquita Barros e Germán Vinueza. Estudantes de graduação em Geologia.
Geologia em blocos: minerando conhecimento do mundo virtual para o real
Este projeto apresenta aos estudantes do ensino fundamental conceitos introdutórios sobre o fascinante universo das Geociências. Com esta base teórica, pretende-se estimular o raciocÃnio do público infantil no que toca os processos de erosão e sedimentação, e os seus impactos no ambiente e na sociedade.
Para esta dinâmica é utilizado o jogo Minecraft, com o qual são abordados conteúdos sobre rochas e minerais, e o seu papel na composição do planeta Terra, bem como os processos geológicos ao longo do tempo. Os conceitos introdutórios são transmitidos por meio de painéis. Os diferentes minerais do mundo real são comparados àqueles do jogo Minecraft. Também será explorada a utilização desses minerais na vida real (p.ex. halita e o sal, a hematita e o aço, o caulim e a porcelana). Em seguida, serão implementados jogos interativos de identificação de rochas e minerais reais. Estes jogos interativos serão inspirados em cenários do jogo sandbox Minecraft, que destaca a exploração do ambiente e oferece ricos detalhes sobre processos geológicos.
Realização: Profaª. Anelize Manuela Rumbelsperger, estudantes de graduação e estudantes de pós-graduação.
“Hidrogeologia com ciência para a sociedade”
Participação de eventos: Ãguas subterrâneas – Dos estudos hidrogeológicos a outorga de poços profundos (2022).
Coordenação de Workshop sobre Remediação de áreas contaminadas (2022).
Palestra no Seminário Internacional – Ãguas para o futuro (2023).
Palestras em escolas (2024): “Ciclo da água e AquÃferos†e “O mundo da Espeleologiaâ€.
Realização: Camila de Vasconcelos Muller Athayde, Gustavo Barbosa Athayde, Robson Tadeu Bolzon, estudantes da graduação e da pós-graduação em Geologia.