Menu

APRESENTAÇÃO DO CURSO DE GEOLOGIA

Coordenador: Prof. Carlos Eduardo de Mesquita Barros

Vice-Coordenador: Prof. Ricardo Michael Pinheiro Silveira

Secretária: Heloísa Aparecida da Conceição Marques (ccgeologia@ufpr.br)

Horário de atendimento: 7:30h às 16:00h

 

O Curso de Graduação em Geologia da Universidade Federal do Paraná iniciou suas atividades em 1973. A data de seu reconhecimento oficial ocorreu em 09 de fevereiro de 1977 (Decreto Federal n° 79.218 / D.O.U. 09/02/1977).

A duração do Curso de Geologia da UFPR é de cinco anos. As aulas teóricas e práticas são realizadas no Campus do Centro Politécnico. Há uma quantidade importante de aulas de campo na região metropolitana de Curitiba, em outras regiões do estado do Paraná e em outros Estados. A carga horária total do Curso de Geologia da UFPR é de 3705 horas.

A última reformulação curricular do Curso de Geologia foi realizada em 2011, quando alterações substanciais foram realizadas na grade curricular. Durante o período subsequente foram realizados alguns ajustes curriculares para inclusão de novas disciplinas optativas. Nos dois primeiros anos são oferecidas disciplinas básicas e nos anos subsequentes são oferecidas disciplinas profissionalizantes, além do Trabalho de Conclusão de Curso e do Estágio Obrigatório. O conjunto de disciplinas optativas cobre um amplo espectro dentro da Geologia.

Melhorias significativas na nossa infraestrutura dos laboratórios didáticos têm sido implementadas, seja em termos de espaço físico, seja em equipamentos. Estas melhorias somadas a métodos pedagógicos ativos visam o sucesso no processo de ensino e aprendizado.

Tem-se buscado o equilíbrio necessário entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

A/O Geóloga/o deve ser uma/um profissional generalista, capaz de adequar-se às mudanças das demandas sociais e de mercado. Dessa forma, o(a) egresso(a) do Curso de Geologia da UFPR deve ter: a) interesse e capacidade para o trabalho de campo; b) visão abrangente das geociências e de suas interações com ciências correlatas; c) pleno domínio da linguagem técnica geológica aliada à capacidade de adequação desta linguagem à comunicação com outros profissionais e com a sociedade; d) conhecimento da tecnologia das ciências exatas, que permita abordagens quantitativas das informações geológicas; e) familiaridade com métodos e técnicas computacionais, especialmente no tocante ao geoprocessamento. Para tanto, deve-se privilegiar nessa formação a capacidade de identificar e resolver problemas geológicos com competência, aliando uma sólida base técnica a um treinamento prático e intensivo.


©2024 - Universidade Federal do Paraná - Geologia

Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 210 - Jardim das Américas - Curitiba (PR), Brasil
Secretaria: E-mail: dpgeologia@ufpr.br / Fone: +55(41) 3361-3386
Coordenação: E-mail: ccgeologia@ufpr.br / Fone: +55(41) 3361-3642

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR